Twitter Updates

    follow me on Twitter

    segunda-feira, 22 de novembro de 2010

    Somos aceitos

    A definição de voz passiva e voz ativa é importante no Evangelho para posicionar o homem no seu lugar. Deus não pode ser nosso mordomo, e sim o contrário. Por isso, acho importante esclarecer a direção de relacionamento entre o homem e Deus.

    Começo com 1Jo 4:19, onde diz que
    "Nós amamos porque Deus nos amou primeiro.". Assim, a iniciativa e o convite foi de Deus. Imagine que você convide um familiar para uma festa. O familiar foi convidado (voz passiva) e ele pode aceitar ou não. Se ele não aceitar, automaticamente ele rejeitou, e quem perdeu de ir na festa foi ele pois a festa vai haver independente da presença dele ou não. Se o familiar aceitar, ele desfrutará da festa e honrará o convite que lhe foi feito e posteriormente aceito. Em Ap 3:20, há algo bem semelhante: "Escutem! Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos.". Vejam que não foi o familiar que aceitou você, mas ele aceitou seu convite, sua iniciativa em convidá-lo.

    O mesmo ocorre com um pedido de desculpas. Alguém faz o pedido, que pode ser
    aceito ou rejeitado. Continuando a analogia de bater a porta, vejamos o que diz em Lc 11:9: "Por isso eu digo: peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês.". Tendo como base Rom 3:23: "Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus.", é coerente que o ser humano busque e peça a reconciliação com Deus, para depois ser aceito.

    Outro agente desta reconciliação é o Espírito Santo, tal como dito em Fp 2:13:
    "Pois Deus está sempre agindo em vocês para que obedeçam à vontade dele, tanto no pensamento como nas ações." e Jo 16:8: "Quando o Auxiliador vier, ele convencerá as pessoas do mundo de que elas têm uma idéia errada a respeito do pecado e do que é direito e justo e também do julgamento de Deus.". Como resultado disso, desfrutamos da presença de Deus, ainda que não seja completa pois seus mistérios ainda não foram totalmente revelados (1Co 13:12: "O que agora vemos é como uma imagem imperfeita num espelho embaçado, mas depois veremos face a face. Agora o meu conhecimento é imperfeito, mas depois conhecerei perfeitamente, assim como sou conhecido por Deus").

    As referências em Rm 3:20; Rm 4:2-3, 9, 11, 13, 22-25 corroboram com a afirmação de que
    somos aceitos por Deus pela fé, que inclusive é Ele quem proporciona a nós, quando O buscamos de todo o coração.

    O perigo de achar que aceitamos Jesus é pensar que Ele está à nossa disposição a qualquer hora para qualquer pedido. Precisamos nos colocar no nosso lugar e reconhecê-lo como Senhor, e não somente como Salvador.

    Nenhum comentário: