Twitter Updates

    follow me on Twitter

    quarta-feira, 6 de maio de 2009

    Amar a quem não se vê é realmente estranho?

    Há alguns dias atrás, estava lendo o texto do colega Kennedy Lucas "Um olhar pra trás e pra frente" e isso me fez refletir sobre o quanto Deus já cuidou de mim.

    Embora na escola, não damos muita importância para a disciplina de História, é através dela que descobrimos nosso passado e origens para então entender o presente e construir o futuro sem cometer os mesmos erros do passado. E quando lembro de tudo o que Deus já fez na minha vida (passado) posso cada vez mais compreender o que ele faz e ainda fará na minha vida (presente e futuro).

    Outro exemplo bem aplicável são nossos pais. Muitos incorrem no erro da superproteção justamente para anular a possibilidade de os filhos errarem naquilo que eles já erraram no passado, mas eles não entendem que os filhos só entendem a dimensão do erro quando o vivem. Mesmo assim, os filhos mais obedientes seguem as instruções dos pais ainda que não entendam.

    Agora, gostaria de fazer uma pausa. Neste último exemplo, podemos notar como todos têm fé. Os filhos mais obedientes crêem no que os pais falam somente pelo simples fato de eles serem seus pais, demonstrarem amor por ele (ainda que ele não saiba porque é tão amado) e por estarem com ele desde seu nascimento cuidando, orientando. Pergunto: há alguma diferença deste comportamento para o comportamento de Deus conosco? Claro que não!

    E a nossa fé em algo se fortalece quando obedecemos algo e isso realmente funciona. Outro exemplo são os analistas de mercado. Se eles falam de o mercado está mal, seus "discípulos" e "seguidores" acreditarão e repassarão essa informação. O mesmo não ocorre com a Bíblia. A palavra que ela contém é a junção do divino com o humano. Divino porque é a Palavra inspirada por Deus e humano porque Deus usou o homem para passá-la a todos nós. E por que será que neste caso, o repasse é menor e as dúvidas maiores?

    Assim como não é constragendor amar cônjuges, famílias, irmãos, amigos, esportes, vícios, por que seria "estranho" amar a Deus, só pelo fato de não O vermos?

    1 João 4:10: "E o amor é isto: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e mandou o seu Filho para que, por meio dele, os nossos pecados fossem perdoados." (grifo meu)
    1 João 4:20: "Se alguém diz: “Eu amo a Deus”, mas odeia o seu irmão, é mentiroso. Pois ninguém pode amar a Deus, a quem não vê, se não amar o seu irmão, a quem vê." (grifo meu)

    Nenhum comentário: