Twitter Updates

    follow me on Twitter

    sábado, 2 de maio de 2009

    Quem está na videira é para ser podado

    Infelizmente eu não pude ver nem comprovar o esforço de Jesus teve para deixar disponível para todos uma vida livre. "Ah, mas eu já sou livre?". Nada disso, ninguém é livre até que domine a si próprio!

    Mas, em vendo este esforço, imagino o sofrimento e o alto preço pago por Ele para que todos nós tivéssemos VIDA ABUNDANTE (isso é ser livre). Exemplo material de vida abundante: uma coisa é eu ter uma Ferrari e andar a 40 km/h sempre, outra é eu usar tudo o que ela me oferece

    Estava ouvindo um podcast que fala da questão do sofrimento e do que Deus tem a ver com tudo isso, e muito me chamou a atenção a frase de CS Lewis "O sofrimento é o megafone de Deus". Por mais duro que seja o método, essa é a maneira de Deus nos despertar para a existência dEle e do quanto somos limitados. Afinal, os problemas chegam mas nem sempre podemos resolvê-los por nossas forças.

    Gostamos muito de ser abençoados por Deus, mas há um preço para isso, que é ESTAR NA VIDEIRA. É confortável estar na videira pois ali recebemos nutrientes, sustento, crescemos até nos tornar um belo fruto. Porém, logo após tudo isto ela é PODADA, para dar NOVOS FRUTOS. E o ato de podar dói, deixa a árvore feia, há um tempo de espera para um novo fruto...enfim, tudo fica esquisito e sem cor.

    Quando recebemos bençãos de Deus, sentimos prazer em ser cristãos, mas quando há poda, nessas horas mais nubladas da vida cristã, também é hora de buscar e louvar a Deus. Vejamos o que fala Jeremias 9:23-24: "O SENHOR disse: — O sábio não deve se orgulhar da sua sabedoria, nem o forte, da sua força, nem o rico, da sua riqueza. Se alguém quiser se orgulhar, que se orgulhe de me conhecer e de me entender; porque eu, o SENHOR, sou Deus de amor e faço o que é justo e direito no mundo. Estas são as coisas que me agradam. Eu, o SENHOR, estou falando"

    Em 1Samuel 15: 22 também vemos que Deus deseja obediência e não sacrifício. E são nas horas nubladas da vida que precisamos fazer o que é certo, obedecer simplesmente, sem peso ou dor, mas por amor a nós mesmos. Isso não quer dizer que temos que guardar um semblante triste, muito pelo contrário. Na vida, passamos mais tempo esperando por algo do que recebendo algo, daí a importância de esperar com sabedoria e paciência, não esquecendo da alegria, que é o nosso combustível nas horas nubladas.

    Mas da onde vira a alegria? Do fato de descansar em Deus, relaxar, entregar, confiar. Note que são verbos de esperança. Quando temos esperança, é porque colocamos nossa confiança em algo firme e que nos sustentará. Encerro meu texto aqui para que você, leitor, pense quem é a rocha e se você está nela (ou será que você não precisa dela?)

    E para você que está na videira, leia Hebreus 12:5: "Será que vocês já esqueceram as palavras de encorajamento que Deus lhes disse, como se vocês fossem filhos dele? Pois ele disse: 'Preste atenção, meu filho, quando o Senhor o castiga, e não se desanime quando ele o repreende'."

    Nenhum comentário: