Twitter Updates
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Hábitos e heranças
domingo, 4 de outubro de 2009
Conhecer para depois concluir
sábado, 26 de setembro de 2009
Como pode o Evangelho da Prosperidade ser o sal da terra?
Vigiemos, existem bastantes ocorrências da teologia da prosperidade por aí
domingo, 13 de setembro de 2009
Seguir o alvo e a Verdade
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Priorizando prioridades
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
Corações distraídos
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Isso não tem nada a ver, é coisa de fanático
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
Recomeçar e seguir em frente: sempre necessário!
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Cristianismo pós-Macedo
Globo x Record x Universal x Cristãos: tudo junto e misturado?
sábado, 15 de agosto de 2009
Falando sobre perdão
100% dEle
sexta-feira, 17 de julho de 2009
Quando os planos não dão certo!
Não são poucas as vezes em que planejamos algo e isso não dá certo.
A despeito de nossa revolta, o que Deus diz sobre tudo isso?
1 - Tudo isso trabalha para o nosso bem (Rm 8, 28), por isso a Bíblia diz em 1Ts 5, 18: “e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus.”
3 - Nem sempre os nossos planos são os planos de Deus (Is 55, 8-9), assim como os nossos caminhos nem sempre são os caminhos dEle e tampouco os nossos pensamentos são os pensamentos dEle (Jr 29, 11). Para tudo isso, vale a pena ler o que está em Tg 4, 14-15: “Vocês não sabem como será a sua vida amanhã, pois vocês são como uma neblina passageira, que aparece por algum tempo e logo depois desaparece. O que vocês deveriam dizer é isto: ‘Se Deus quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo.’ ”
Um bom dia e que todos nós diminuamos para que Ele possa crescer, que eu não estava vivo hoje, mas que Ele viva em mim
domingo, 12 de julho de 2009
O martírio pelo controle de tudo
1.21: "Eles sabem quem Deus é, mas não lhe dão a glória que ele merece e não lhe são agradecidos. Pelo contrário, os seus pensamentos se tornaram tolos, e a sua mente vazia está coberta de escuridão.
1.22: "Eles dizem que são sábios, mas são tolos."
Também não podemos ver nada fora do lugar, ou então enfrentar situações adversas que nos incomodam há tempo, pois logo já estamos murmurando: "Isso de novo?", "Quando tudo vai passar?", "Eu não agüento tanto problema". E sabemos que a vida sempre apresentará problemas, Jesus já alertava isso em Jo 16:33.
A partir dessa brecha vem a vontade de controlar tudo, o perfeccionismo e a tentativa de fuga e negação da dor, e conseqüentemente, da realidade, pois a realidade contém dores. E sabendo quais os passos para nos livrarmos desse vício, entramos numa ansiedade por cumprir os mesmos, criando um círculo vicioso, um martírio e um complexo de culpa, gerando sentimentos negativos que nunca levam à vitória. Daí não é de se surpreender de ver o quanto estamos dominado por medos injustificáveis em determinados momentos. A dúvida passou a reinar apesar de existir a verdade, o equilíbrio já não existe porque a esperança e o alvo nos foram furtados.
Porém sabedoria humana, esforço próprio, autoconfiança e decisões pessoais não são suficientes pra lidarmos com nossas vidas. É necessário o Deus invisível mas real, pois tudo que podemos ver se deteriora. Não adianta apelarmos para a ciência e para o mundo natural a fim de construirmos nosso caminho, pois elas são somente uma parte da realidade e não explicam tudo.
Então, que tal largarmos a impaciência, sensibilidade e irritabilidade (geradas pelos males supracitados e que não são fruto do Espírito) para nos rendermos a Deus e lutar não por força ou violência mas pelo Espírito (Zc 4:6)? Só assim o orgulho humano se submeterá a Deus e ao seu devido propósito!
Uma abençoada semana, um dia de cada vez (Mt 6, 34) e agradecendo em todas as circunstâncias (1Ts 5:18)
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Ele quer tudo de você, principalmente o seu coração
- Somos pó: isso já é falado no Salmo 103 e é importante termos isso em mente para não nos apegarmos às riquezas desse mundo, principalmente ao dinheiro, uma vez que o amor ao dinheiro (e não o dinheiro em si) é a raiz de todos os males (1Tm 6, 10). E se a preocupação de Jesus fosse com o "ter" (e não com o "ser") todos nós nasceríamos ricos
- A conversão é um trabalho árduo: realmente, não há "formula mágica" para conhecermos a Cristo se não for pela fé e por abrir nosso coração àquilo que parece loucura ao mundo (1Cor 2)
- O arrependimento deve ser algo constante: ora, se somos novas criaturas e somos falhos, sempre teremos algo a melhorar e conseqüentemente algo do que se arrepender. E se alguém acha normal "esfriar", perder aquela paixão por Cristo que havia no início da conversão, dê uma olhada em Ap 2
- Paul Washer também afirma que o Espírito Santo não está mais presente nos ministérios e a Bíblia fala em 1Ts 5, 22 para não extinguirmos o Espírito Santo. Que possamos entender que é ele quem nos molda conforme o propósito de Deus, e não o esforço humano, e que, desta forma, nos rendamos ao Espírito Santo
- Esta Paul Washder não falou, mas Neil Barreto falou na pregação "O imensurável amor de Deus": "Tudo que podemos pegar se deteriora". Então por que não nos render ao Deus invisível mas real e amoroso?
Segue vídeo abaixo:
quarta-feira, 1 de julho de 2009
Valorizar as pequenas coisas da vida
Ledo engano: as aparências enganam, nossos sentimentos são traidores, as impressões e máscaras caem, achamos que estamos certo mas no fim estamos errados. Enfim, definitivamente não podemos confiar em nós mesmos (digo isso no contexto de potencial humano para realizarmos o que achamos certo)
Isso tudo me veio à mente quando li o texto do colega Clóvis "As coisas pequenas"! Pena que valorizamos quando perdemos ou estamos à beira de perder algo. Imagine alguém que sofreu com suspeita de câncer mas isso não se confirmou. Que livramento e que valor essa pessoa dará à vida em tal instante!
Até quando vamos aprender e entender que não somos auto-suficientes? E quando as coisas dão certo, não é porque isso é normal e é o mínimo que merecemos, mas na verdade é a benção e a misericórdia de Deus nas nossas vidas possibilitando que vivamos tais momentos. Afinal, sem Deus o ser humano não faz sentido.
terça-feira, 30 de junho de 2009
O firme fundamento do desespero incessante
Gostaria de compartilhar um texto muito coerente e inteligente sobre a relação homem e Deus. E, principalmente, gostaria de alertar àqueles que não crêem em Deus sobre o tempo que estão perdendo. Veja um trecho do texto: "Se Deus não existe, o que é o homem? Ele é apenas um subproduto acidental da natureza que evoluiu recentemente num ponto de poeira infinitesimal perdido em algum lugar de um universo hostil e sem sentido e que está condenado a perecer individualmente e colectivamente em nespaço relativamente curto de tempo".
E o versículo da Bíblia que mais se encaixa com o texto, em minha opinião, é Rm 1:20: "Desde que Deus criou o mundo, as suas qualidades invisíveis, isto é, o seu poder eterno e a sua natureza divina, têm sido vistas claramente. Os seres humanos podem ver tudo isso nas coisas que Deus tem feito e, portanto, eles não têm desculpa nenhuma." (Grifo meu)
Para conferir a íntegra do texto, clique aqui.
segunda-feira, 29 de junho de 2009
A vitória marcante da Seleção
Mais uma vez provou-se que no futebol não tem mais time que vence só pelo nome ou sem entrar em campo e mostrar seu potencial. E vejo grandes semelhanças nisso com a vida cristã. Já pensou se achássamos que o inimigo estivesse sem forças para atacar, e nos acostumarmos com a benção de Deus? Veja o que fala o livro de Tiago sobre isso:
Tg 4:13 Agora escutem, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos a tal cidade e ali ficaremos um ano fazendo negócios e ganhando muito dinheiro! ”
Tg 4:14 Vocês não sabem como será a sua vida amanhã, pois vocês são como uma neblina passageira, que aparece por algum tempo e logo depois desaparece.
Tg 4:15 O que vocês deveriam dizer é isto: “Se Deus quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo. ”
E por isso eu louvo a vida do Kaká e do Lúcio ontem, que diminuiram o seu brilho para elevar o nome de Deus. E o mais legal, a Globo teve de se render a Deus. Sabemos que ela não tem muito apreço pelo Cristianismo, mas fiquei muito contente quando o repórter Tino Marcos perguntou a Lúcio se ele havia oferecido o gol que ele fez ao seu pai. E ele ofereceu, mas ao Pai celestial!
sexta-feira, 19 de junho de 2009
Pensar na morte nos faz lembrar da vida
Por mais cético que alguém seja, sempre encara a morte como algo misterioso. Pessoas com princípios morrem jovens, morrem em tragédias ao passo que algumas pessoas consideradas más tradam a falecer. E a morte é triste para todos porque Deus pôs a eternidade no nosso coração (Ec 3:11: "Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim".)
E é justamente por causa destes mistérios que vemos quão pequenos e insignificantes somos, e quão soberano Deus é. Afinal, não temos explicação humana para estes mistérios, o que nos leva a pensar em algo divino.
Porque o pai do meu amigo morreu eu não sei, mas sei que Deus está no controle e Ele age por amor. Quero encerrar este post falando de algo aparentemente contraditório: gratidão. Digo isto porque ao saber do ocorrido, fiquei grato por mais esse dia que Deus me proporciona hoje. Destaco também alguns trechos do livro "Uma Vida com Propósitos", de Rick Warren:
"Se Deus nunca tivesse feito nada mais por você, ele ainda mereceria seu louvor ininterrupto pelo resto de sua vida, por causa do que Jesus fez por você na cruz. O Filho de Deus morreu por
você! Este é o maior de todos os motivos para adorar."
"Jesus desistiu de todas as coisas para que você pudesse ter todas as coisas. Ele morreu para que você pudesse viver para sempre. Somente isso já vale seu agradecimento e louvor contínuo. Você nunca mais deveria se perguntar por que motivo deveria ser grato."
quarta-feira, 17 de junho de 2009
A igreja existe para os não-membros
Por isso, quero exaltar o trabalho que a Comunidade Vida Melhor fez com o Arrastão Solidário. Foram 1,6 toneladas de alimento, mais do que em 2008 mesmo sendo realizado em um feriadão (no qual supostamente haveriam menos pessoas para ajudar). Esse é o cristianismo eficiente, no qual aqueles que têm de sobra ajudam aqueles que têm falta (Luk 3:11: "Ele respondia: —Quem tiver duas túnicas dê uma a quem não tem nenhuma, e quem tiver comida reparta com quem não tem"). Por falar nisso, será que não tem ninguém ao nosso redor precisando de algo que podemos oferecer?
terça-feira, 9 de junho de 2009
Liberdade pessoal na Igreja de Cristo
Não é da vontade de Deus que eles mandem na sua vida, a Bíblia fala em exortar, não em mandar nos outros (Hb 3:13 Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado.). Ou seja, a função da liderança é exortar, e não obrigar a pessoa a fazer o que ela quer. Jesus não fez isso com ninguém, por que a liderança deveria fazer?
Respeitar mais a opinião da liderança do que aquilo que Deus falou pra você está errado, afinal quem é Maior? (At 5:29 Então Pedro e os outros apóstolos responderam: —Nós devemos obedecer a Deus e não às pessoas.)
Para finalizar, deixo alguns versículos para meditação sobre a liberdade na Igreja de Cristo, mas não esquecendo de Col 3:13: "Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem uns aos outros, caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros.". A mágoa é um peso que alimentamos, prejudica a nós mesmos e só tem escape com o perdão
Col 3:23 O que vocês fizerem façam de todo o coração, como se estivessem servindo o Senhor e não as pessoas.
Col 2:16 Portanto, que ninguém faça para vocês leis sobre o que devem comer ou beber, ou sobre os dias santos, e a Festa da Lua Nova, e o sábado.
Col 2:17 Tudo isso é apenas uma sombra daquilo que virá; a realidade é Cristo.
Col 2:18 Não deixem que ninguém os humilhe, afirmando que é melhor do que vocês porque diz ter visões e insiste numa falsa humildade e na adoração de anjos. Essas pessoas não têm nenhum motivo para estarem cheias de si, pois estão pensando como qualquer outra criatura humana pensa.
Col 2:19 Elas não estão ligadas a Cristo, que é a cabeça. Cristo controla o corpo todo, o alimenta e mantém unido por meio das juntas e ligamentos, e assim o corpo cresce como Deus quer que cresça.
Por que a vida com Deus é encantadora?
queria compartilhar alguns versículos que têm estado na minha mente e me trazem boas lembranças de quando eu me converti. Eles mostram como a Palavra de Deus é viva, eficaz e verdadeira e nos remetem à nossa natureza caída, da qual só podemos nos livrar com um novo nascimento
2Co 1:9 Nós nos sentíamos como condenados à morte. Mas isso aconteceu para que aprendêssemos a confiar não em nós mesmos e sim em Deus, que ressuscita os mortos.
Sim, quanto mais olhamos para nós mesmos, mais vemos que estamos condenados e que não adianta buscar perdão de homens, porque é inválido, todos são pecadores como nós. Ninguém é melhor ou pior que nós e nosso julgamento é sempre infundado
2Co 1:4 Ele nos auxilia em todas as nossas aflições para podermos ajudar os que têm as mesmas aflições que nós temos. E nós damos aos outros a mesma ajuda que recebemos de Deus.
Isto me fez entender porque muitas vezes eu era salvo de uma situação perigosa, mesmo merecendo passar por ela
Reflita você também sobre isso, é assim que a Verdade se torna verdade para nós
quarta-feira, 3 de junho de 2009
As respostas para nossas lamentações
O livro de Lamentações foi escrito pelo profeta Jeremias em 586aC e expressa a plena confiança de Jeremias em Deus. Mas o que ele pode nos falar sobre sofrimento?
1 - Vemos no capítulo 3, até o versículo 20, que ele se sentia amargurado e abandonado por Deus
2 - Mas no versículo 21, Jeremias se levanta e sua atitude muda, ele lembra daquilo que lhe dá esperança
3 - Do versículo 28 ao 35, há orientações para momentos de sofrimento.
4 - Em seguida, até o versículo 54, são citados exemplos de sofrimento que Jeremias enfrentou na época
5 - E do versículo 55 ao 66, Jeremias faz uma súplica a Deus em forma de oração
Portanto, se você está passando algum tipo de sofrimento, leia o capítulo inteiro, é uma Palavra de vida e viva. Nele constam sofrimentos de todos os tipos e como o profeta Jeremias reagiu a tudo. Com certeza aí estará a solução, pois esta é a Palavra de Deus. Se tiver dúvida, só obterá respostas caso pratique, arrisque, tente e se aproxime de Deus
sexta-feira, 22 de maio de 2009
Seguir meus caminhos? Nem pensar
E prossigo perguntando: como podemos confiar em nós mesmos, se todos nós cometemos erros?
Jeremias 17, 9 diz que o coração é enganoso, e mesmo pessoas nos aconselham a "ouvir a voz do coração". Não faz sentido, certo?
Apesar disso, quantas vezes pensamos em seguir nossas idéias, nossos conceitos sobre o que é vida, amor, amizade, família, perdão? Mas quantas vezes nos enganamos e pensamos "eu fiz errado", mas a relutância em admitir nos faz ser teimosos, criando orgulho, barreiras, resistência. E agora, valeu a pena seguir meus caminhos? Eu realmente estava certo?
É ótimo quando contamos com pessoas experientes para nos ajudar a trilhar nossos caminhos, mas e quando não a temos? Estamos sozinhos jogados ao mundo?
Não, Deus prometeu um Auxiliador e além de Ele falar conosco, ainda deixou a Bíblia. Será que eu vou conhecer mais de Deus se a mantenho fechada?
Termino o texto citando novamente Tiago 3, 2 para lembrar que todos cometemos erros mas agora adiciono Atos 3, 19, que é a solução: "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor." (grifo meu)
segunda-feira, 18 de maio de 2009
A inconsistência lógica do relativismo
Por isso recomendo a leitura deste pequeno texto para entendermos que não há verdade relativa. É por causa destas mentiras que hoje existe campanhas para legalização das drogas, aborto, casamento homossexual, entre outras coisas que não fazem parte do plano de Deus. Neste caso a diversidade de conceitos sobre filosofia de vida é preocupante, porque suas conseqüências são desastrosas.
Viver servindo a Deus é viver 100% do seu potencial. Alguém não quer isso?
quinta-feira, 14 de maio de 2009
A fome da alma

Normalmente não temos o hábito de pensar nas coisas essenciais da vida devido à distração que as coisas naturais e materiais têm.
Pensamos no carro, no próximo investimento mas esquecemos da simplicidade, beleza e importância de andar, respirar, ter uma família, amigos, etc. Criamos uma fome por coisas passageiras, nutrimos essa fome mas esquecemos da alma, que por mais que clame por socorro, não é ouvida.
Dinheiro não compra amor nem paz, não adianta! Se você que está lendo este texto pensa assim, logo será convencido do contrário pelos fatos da vida. Nós não podemos buscar respostas sobre nós em nós mesmos, é necessário aceitar ajudar de um professor. Assim funciona na escola, por que não funcionaria para nossa vida?
Afinal, alguém deseja perder tempo tentando fazer as coisas por sua própria vã e limitada sabedoria, gastando energia desnecessariamente quando tem um Auxiliador? Não né! Porém, sem Jesus nossa vida é uma imitação daquilo que ela deveria ser. Somos especiais pra ele e uma das provas é que ele nos fez todos diferentes, haja vista que nossas impressões digitais são únicas!
Hoje vi uma frase muito legal no Twitter do Blog do Caminho que dizia "A liberdade do homem tem na liberdade de Deus sua referência". O que isso quer dizer? Que na vida sempre precisaremos de exemplos e referência e Jesus veio ao mundo pra isso. Essa é uma mensagem poderosa, que dá rumo às nossas vidas. Por que não aceitá-la e distribuí-la?
quarta-feira, 6 de maio de 2009
Amar a quem não se vê é realmente estranho?
Embora na escola, não damos muita importância para a disciplina de História, é através dela que descobrimos nosso passado e origens para então entender o presente e construir o futuro sem cometer os mesmos erros do passado. E quando lembro de tudo o que Deus já fez na minha vida (passado) posso cada vez mais compreender o que ele faz e ainda fará na minha vida (presente e futuro).
Outro exemplo bem aplicável são nossos pais. Muitos incorrem no erro da superproteção justamente para anular a possibilidade de os filhos errarem naquilo que eles já erraram no passado, mas eles não entendem que os filhos só entendem a dimensão do erro quando o vivem. Mesmo assim, os filhos mais obedientes seguem as instruções dos pais ainda que não entendam.
Agora, gostaria de fazer uma pausa. Neste último exemplo, podemos notar como todos têm fé. Os filhos mais obedientes crêem no que os pais falam somente pelo simples fato de eles serem seus pais, demonstrarem amor por ele (ainda que ele não saiba porque é tão amado) e por estarem com ele desde seu nascimento cuidando, orientando. Pergunto: há alguma diferença deste comportamento para o comportamento de Deus conosco? Claro que não!
E a nossa fé em algo se fortalece quando obedecemos algo e isso realmente funciona. Outro exemplo são os analistas de mercado. Se eles falam de o mercado está mal, seus "discípulos" e "seguidores" acreditarão e repassarão essa informação. O mesmo não ocorre com a Bíblia. A palavra que ela contém é a junção do divino com o humano. Divino porque é a Palavra inspirada por Deus e humano porque Deus usou o homem para passá-la a todos nós. E por que será que neste caso, o repasse é menor e as dúvidas maiores?
Assim como não é constragendor amar cônjuges, famílias, irmãos, amigos, esportes, vícios, por que seria "estranho" amar a Deus, só pelo fato de não O vermos?
1 João 4:10: "E o amor é isto: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e mandou o seu Filho para que, por meio dele, os nossos pecados fossem perdoados." (grifo meu)
1 João 4:20: "Se alguém diz: “Eu amo a Deus”, mas odeia o seu irmão, é mentiroso. Pois ninguém pode amar a Deus, a quem não vê, se não amar o seu irmão, a quem vê." (grifo meu)
terça-feira, 5 de maio de 2009
Próxima armadilha da TV Globo: mistura de Jó com Buda
Sobre o texto que grifei, importante ler o que está na Bíblia em João 14:6: "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim."
Para ler a notícia completa, clique aqui
sábado, 2 de maio de 2009
Quem está na videira é para ser podado
Mas, em vendo este esforço, imagino o sofrimento e o alto preço pago por Ele para que todos nós tivéssemos VIDA ABUNDANTE (isso é ser livre). Exemplo material de vida abundante: uma coisa é eu ter uma Ferrari e andar a 40 km/h sempre, outra é eu usar tudo o que ela me oferece
Estava ouvindo um podcast que fala da questão do sofrimento e do que Deus tem a ver com tudo isso, e muito me chamou a atenção a frase de CS Lewis "O sofrimento é o megafone de Deus". Por mais duro que seja o método, essa é a maneira de Deus nos despertar para a existência dEle e do quanto somos limitados. Afinal, os problemas chegam mas nem sempre podemos resolvê-los por nossas forças.
Gostamos muito de ser abençoados por Deus, mas há um preço para isso, que é ESTAR NA VIDEIRA. É confortável estar na videira pois ali recebemos nutrientes, sustento, crescemos até nos tornar um belo fruto. Porém, logo após tudo isto ela é PODADA, para dar NOVOS FRUTOS. E o ato de podar dói, deixa a árvore feia, há um tempo de espera para um novo fruto...enfim, tudo fica esquisito e sem cor.
Quando recebemos bençãos de Deus, sentimos prazer em ser cristãos, mas quando há poda, nessas horas mais nubladas da vida cristã, também é hora de buscar e louvar a Deus. Vejamos o que fala Jeremias 9:23-24: "O SENHOR disse: — O sábio não deve se orgulhar da sua sabedoria, nem o forte, da sua força, nem o rico, da sua riqueza. Se alguém quiser se orgulhar, que se orgulhe de me conhecer e de me entender; porque eu, o SENHOR, sou Deus de amor e faço o que é justo e direito no mundo. Estas são as coisas que me agradam. Eu, o SENHOR, estou falando"
Em 1Samuel 15: 22 também vemos que Deus deseja obediência e não sacrifício. E são nas horas nubladas da vida que precisamos fazer o que é certo, obedecer simplesmente, sem peso ou dor, mas por amor a nós mesmos. Isso não quer dizer que temos que guardar um semblante triste, muito pelo contrário. Na vida, passamos mais tempo esperando por algo do que recebendo algo, daí a importância de esperar com sabedoria e paciência, não esquecendo da alegria, que é o nosso combustível nas horas nubladas.
Mas da onde vira a alegria? Do fato de descansar em Deus, relaxar, entregar, confiar. Note que são verbos de esperança. Quando temos esperança, é porque colocamos nossa confiança em algo firme e que nos sustentará. Encerro meu texto aqui para que você, leitor, pense quem é a rocha e se você está nela (ou será que você não precisa dela?)
E para você que está na videira, leia Hebreus 12:5: "Será que vocês já esqueceram as palavras de encorajamento que Deus lhes disse, como se vocês fossem filhos dele? Pois ele disse: 'Preste atenção, meu filho, quando o Senhor o castiga, e não se desanime quando ele o repreende'."
sábado, 25 de abril de 2009
Eu sei cuidar da minha vida sozinho

Esse título é uma das maiores mentiras em que o ser humano acredita: achar que pode cuidar da sua vida sozinho. Em Isaías 45: 9 está escrito: Um vaso de barro não briga com quem o fez. O barro não pergunta ao oleiro: “O que é que você está fazendo?”, nem diz: “Você não sabe trabalhar.”. Como podemos cuidar se nós mesmos sem termos a referência do que é certo e errado segundo a visão de quem nos criou?
Isso me levar a pensar na GRAÇA de Deus. E graça é um conceito que atinge cada segundo da nossa vida. Ela nos permite viver momentos que nem sempre estamos preparados para viver; ela permite que desfrutemos de algo da vida que não merecemos; ela nos dá uma segunda chance; ela age EM AMOR.
Por acaso há algum pai que não aja em amor? Mesmo o filho sendo imaturo, rebelde, inconseqüente, o pai está sempre lá para dar um abraço apertado. Deus não é diferente. Se Ele agisse a ferro e fogo (como muitos pensam), todos nós estaríamos mortos neste instante, pois qual de nós nunca falhou e nunca mereceu um castigo o qual não nos foi inputado? Quantas vezes fomos protegidos de acidentes de carros, doenças e outros dos demais males da vida? Quantas vezes magoamos alguém mas em nome da amizade ou do compromisso de uma relação, recebemos nova chance? Pois então, essa é a GRAÇA.
"É difícil imaginar uma amizade íntima enter um Deus perfeito, invisível e onipotente e um ser humano limitado e pecador" é o que diz Rick Warren em seu livro "Uma Vida com Propósitos" (pg. 77). Realmente, não faz sentido alguém imortal preocupar-se com o mortal e por isso mesmo isso é maravilhoso e nos faz amar a Deus acima de tudo. Ele já é nosso amigo, mas será que o contrário é verdadeiro?
Porém, "você não pode amar a Deus a não ser que o conheça, e não pode conhecê-lo sem conhecer a sua Palavra". Tal como ocorre em relacionamentos sociais, ninguém pode conhecer outa pessoa se não se aproximar dEle, se não confiar nela, se não gastar tempo com ela.
Todos nós temos caminhos tortuosos e ideais errados, afinal ninguém é perfeito. Então, que tal tirar um pouco o foco de si mesmo (que é temporário nesta vida) para pensar no amor de Deus (que é eterno?)
1Cor 13:10: "Mas, quando vier o que é perfeito, então o que é imperfeito desaparecerá." (grifo meu)
quinta-feira, 23 de abril de 2009
Como livrar-se de si mesmo
Pois é, nem sempre boa intenção resulta em ação, ainda mais falando de seres humanos. Por que? Porque nossa natureza é caída, temos a tendência de fazer o mal e esta é a chave de tudo. Há um inimigo e ele está aí para ROUBAR, MATAR e DESTRUIR.
Embora não sou ex-drogado, ex-alcóolatra, a minha conversão teve grande impacto pra mim (vide meu testemunho de vida), pois eu tinha ideais e referências erradas sobre a vida e, principalmente, sobre Deus. Só depois de entender que eu tinha um inimigo e que ele realmente quer me destruir, que eu pude discernir cada acontecimento em minha vida segundo o PROPÓSITO de Deus (o meu grande amigo).
E para você que se sente na mesma situação (ou até pior) convido-lhe a conhecer a Lei de Cristo. Ela não diz que você é um miserável, que Deus não ama você e que não se importa contigo, mas explica que somos pecadores natos e aponta para a solução: a morte de Jesus na cruz. O amor dEle cobre seus pecados ONTEM, HOJE E SEMPRE, pois Ele é o mesmo nestas três linhas temporais (vide 1Pedro 4:8 e Hebreus 13:8)
Pra finalizar, convido-lhes a ler o texto "Quero morrer", do colega Giuliano Barcelos. O título parece estranho, mas o conteúdo é interessantíssimo
terça-feira, 21 de abril de 2009
Rendição e liberdade
Deus nos criou para um propósito (e sem ele, sempre correremos atrás do vento) porém para que ele seja cumprido, é necessário que tenhamos disciplina e obediência. Ihhh, isso implica em submissão! Exato, é nessas horas evidenciamos a falta de confiança em Deus. Obedecemos e nos submetemos aos nossos pais (nos quais confiamos), aos nossos amigos (algumas vezes para ser aceitos no grupo) mas relutamos em obedecer a Deus.
Tudo isso é pelo medo e falta de confiança. A Bíblia diz em 1Jo 4:18: "No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor. ". Mas como podemos amar a alguém que nos recusamos a conhecer e a nos aproximar?
Porém, que ama se rende. Pense no seu cônjuge. Você o ama e sempre que você se entrega a esse amor, o relacionamento é melhor do que quando você quer controlar seu cônjuge. Quem não se rende, quer controlar. E o ser humano, enquanto não conhece e se entrega a Deus, ainda tenta controlar tudo para garantir sua liberdade e segurança. Ele mal consegue enxergar quanto isso o torna preso
Que paradoxo! Jesus veio justamente para libertar. Ele veio também para ser servo e mostrar como deveríamos agir para com Ele. Entretanto, servidão também não é uma palavra bem vista hoje em dia. Mas alguém já notou que todos aqueles que são servos são vitoriosos? Afinal, o contrário de servidão é egoísmo e esses, com certeza, não evoluem num mundo que é, por si só, social.
Portanto, quer você queira quer não, a mensagem da Bíblia, da cruz e da morte de Jesus não é em vão, não é bobagem. Ela é viva, tem reflexos até os dias de hoje e vale para todos. Quer conhecer mais? Infelizmente eu não posso explicar tudo nem convencer-te do quanto isso é maravilhoso, pois a experiência é pessoal e depende da sua entrega.
Finalizando, segue um texto que achei no orkut do meu amigo Glederson que reflete bastante o que é ser um cristão que se rendeu a Cristo, desistiu de controlar tudo e é livre servindo a Jesus:
"Observe que falar de santificação e de santidade não significa cobrar das pessoas: “Irmãos, vamos ser santos: vamos jogar a televisão fora, vamos rasgar as revistas, vamos parar de ler Manchete, Capricho, parar de assistir Ratinho, parar de jogar no bicho, não pode mais ir à praia nem ao campo de futebol, etc.” Porque se for assim haverá sempre o perigo de a pessoa dizer: “Pronto, deixei tudo isso – e agora? Sou santo?” Não! Você é “religiosamente bem trabalhado”, mas não santo. Porque santo não é você deixar de fazer certas e determinadas coisas. SER SANTO É ABSORVER OS VALORES DA PESSOA QUE VOCÊ MAIS AMA E ADMIRA: JESUS!"
Pr. Ricardo Gondim
A Miss que não se curvou à pergunta sobre homossexualismo
Porém, em Gl 2:14, Paulo exorta a Pedro a seguir na verdade. Ele diz "Quando vi que eles não estavam agindo direito, de acordo com a verdade do evangelho, eu disse a Pedro na presença de todos: 'Você é judeu, mas não está vivendo como judeu e sim como não-judeu. Então, como é que você quer obrigar os não-judeus a viverem como judeus?'". Por isso, os cristãos devem portar-se como tal, em todos os sentidos. E para ser simples, direto e prático, na questão do homossexualismo, a Bíblia ensina a não concordar com a prática mas a amar o praticante.
E foi assim que uma candidata a Miss no EUA se portou e perdeu o título por isso. Esta é a mesma exortação que Deus nos faz hoje e esta moça respondeu muito bem ao chamado do Pai!
sábado, 18 de abril de 2009
Rodolfo Abrantes em Joinville: o ressurgimento de uma alma
Rodolfo é um ótimo exemplo de como Jesus muda vidas. Para quem conheceu o Rodolfo do Raimundos não diz que esse é o mesmo. AINDA BEM, GLÓRIAS A DEUS! Para muitos, isso foi loucura, mas a fé e a Palavra de Deus é isso mesmo, ela transcede o racional e a ciência. Afinal, onde há dúvida, há fé. Se existe algo que eu posso provar, não necessito de fé. Ou você acha racional um homem morrer numa cruz em nome da liberdade de muitos? Mas o que torna real a fé cristã é que Ele ressucitou!! Impossível? De forma alguma, para Deus tudo é possível (Lc 1, 36). Veja como a ressureição de Jesus é plenamenta verdadeira
Quanto à Rodolfo, ele estará em Joinville. Veja o banner abaixo:
E para quem quiser curtir o testemunho dele, segue abaixo:
Marcadores
- Opiniões
- Natureza caída
- Crer em Deus
- Caminhos sem vida
- Morrer a cada dia
- Renovação da mente
- Alertas
- vida abundante
- Atitudes Cristãs
- Entrega
- Essência da vida
- Rendição
- Propósito de Deus
- Orgulho humano
- Egoísmo humano
- Sabedoria
- Vazios
- padrões corretos
- Vidas Transformadas
- amor incondicional
- controle de tudo
- Submissão
- reflexões da vida cristã
- Distrações
- Sofrimento
- Liberdade em Cristo
- Salvação
- Ceticismo
- Desespero
- Luz no mundo
- Novo nascimento
- conhecimento
- Administração Eclesiástica
- Ativismo
- Santificação
- Testemunhos
- ansiedade
- teologia da prosperidade
- Gratidão
- Superação
- hermenêutica
- mundanismo
- novidade de vida
- ressureição
- temor a deus
- Deserto
- Esperança
- Fragmentos Bíblicos
- Prioridades
- Rede Globo
- Soberania de Deus
- Usos e Costumes
- exageros
- negativismo
- philip yancey
- resistência
- Escândalos
- IURD
- Pequenas coisas da vida
- Perdão
- Provação
- Relativismo
- Rodolfo Abrantes
- Silas Malafaia
- Videira
- Vícios
- loucura
- martirização
- páscoa
- BTCast
- Carnaval
- Críticas
- Eternidade
- Fixar
- Futebol
- Gospelfree
- Lost
- Max Lucado
- Morte
- Solidariedade
- Unidade
- dízimo
- fazer a diferença
- irmaos.com
- legalismo
- medo
- máscara
- música
- perseguição
- podcasts
- ponto de partida
- religiosidade
- soberba
- teologia
- vingança